Frutas, hortaliças e sistema imunológico.

Frutas, hortaliças e sistema imunológico.

Devemos manter sempre o consumo de frutas e hortaliças variadas ao longo do dia, incluindo 3 porções de frutas diariamente e pelo menos 2 porções de hortaliças nas refeições diariamente, ambas contêm vitaminas, minerais e oligoelementos que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico.

As Vitaminas A e C são as mais indicadas quando pensamos em imunidade, porém sozinhas não garantem um sistema imune fortificado; vale ressaltar que as mesmas precisam estar inseridas em uma alimentação saudável ao longo da vida (carboidratos complexos, proteínas magras e fontes de gorduras boas), hidratação acertada, rotina de sono adequada, qualidade de vida (pessoal e profissional) para que possam estar auxiliando.

Vitamina A: A vitamina A pré-formada (retinol) ("pronta para ser usada pelo organismo") é encontrada em alimentos de origem animal: vísceras (principalmente fígado), gemas de ovos e leite integral e seus derivados (manteiga e queijo). Os vegetais são fontes de vitamina A sob a forma de carotenoides (precursores de vitamina) os quais, no organismo, se converterão em vitamina A. Em geral, frutas e legumes amarelos e alaranjados e vegetais verde-escuros são ricos em carotenóides: manga, mamão, cajá, caju maduro, goiaba vermelha, abóbora/jerimum, cenoura, acelga, espinafre, chicória, couve, salsa etc.

Vitamina C: estão presentes no brócolis, pimentão, couve, tomate e nas frutas (abacaxi, laranja, goiaba, limão, acerola, morango, manga, etc.…) entre outros. O consumo de vitamina C deve ser diário, com a ingestão regular dos alimentos fonte. A recomendação no Brasil é de 75 mg para mulheres, e 90 mg para os homens, podendo ser alcançado facilmente no consumo diário. Por exemplo: uma goiaba branca com casca, uma tangerina ou uma laranja.

 

Fonte: https://bvsms.saude.gov.br