Como anda sua Vitamina D?

Como anda sua Vitamina D?

A vitamina D têm ganhado muito destaque nas pesquisas realizadas nos últimos anos, pois a mesma vem evidenciando as inúmeras funções, que vão além do metabolismo do cálcio e da formação óssea, incluindo interações com o sistema imunológico, tendo em vista a expressão do receptor de vitamina D em uma ampla variedade de tecidos corporais como: cérebro, coração, pele, intestino, próstata, mamas e células imunológicas.

A vitamina D é um hormônio esteroide, sua principal função consiste na regulação da homeostase do cálcio, constituição e reabsorção óssea, através da sua influência mútua com as paratireoides, os rins e os intestinos.

A vitamina D desempenha um papel imunorregulatório na imunidade, e o baixo nível da vitamina D tem sido implicado na etiologia dos distúrbios imunológicos, como: doenças infecciosas e distúrbios autoimunes.

Nossas defesas imunológicas naturais podem ser danificadas no cenário de deficiência de vitamina D, relação está que vendo citada no cenário da pandemia.

O envelhecimento do sistema imunológico indica que a imunidade é prejudicada com o aumento da idade, por isso devemos estar sempre atentos aos níveis sanguíneos desta vitamina.

O sol é responsável por até 90% da vitamina D que o corpo recebe. Para produzir vitamina D, o ideal é tomar sol com o máximo de partes do corpo expostas por pelo menos 20 minutos ao dia. Porém se o sol não resolver aparecer, devemos redobrar nossa atenção com relação a nossa alimentação diária.

 Abaixo colocamos algumas fontes alimentares ricas em vitamina D, para auxiliar nas escolhas ao consumir alimentos fontes:

  1. Gema de ovo – 1 unidade media possui 112 UIs
  2. Bife de fígado – 100 g possuem cerca de 50 UIs
  3. Atum – 185 g contêm 247 UIs.
  4. Salmão assado – O filé de 120 g contém 194 UIs.
  5. Sardinha – 125 g em conserva em óleo possuem 476 UIs
  6. Leite integral – 1 copo americano pequeno tem 78 UIs
  7. Cogumelos shiitake – 1 colher de sopa cheia tem 10 UIs
  8. Queijo cheddar e suíço – Porção de 100 g tem 24 UIs -
  9. Camarão assado – 100 g possuem 3 UIs.
  10. Iogurte Natural – 1 pote tem 4 UIs.
  11. Carne vermelha – 1 bife de 100 g contém 12 UIs.
  12. Queijo Minas Frescal – 1 fatia pequena 30 g tem 25 UIs.
  13. Bife de fígado – 100 g têm 50 UIs.
  14. Manteiga – 1 colher de sopa possui 61 UIs.
  15. Fígado de galinha – 1 porção de 100 g contém 80 UIs.
  16. Peixe tilápia cozido – 100 g têm 54 UIs.

 

*Fonte (Tabela de Alimentos ricos em vitamina D): Unimed